Poço Azul

Passei este feriadão entre amigos e conhecemos muitos lugares lindos e escondidos e eu adoraria mostrar  todas as fotos que tirei. Porque foram lugares de tirar o folego de qualquer um. Como não da pra mostrar todos os lugares porque são muitas fotos fiquei aqui sob tortura pra escolher e tentar passar um pouquinho desse feriado pra voces.

Um dos lugares que me apaixonei foi o Poço Azul que fica em Mucugê-Ba. (clica no link se quiser saber mais sobre a cidade) Chegamos de carro a beira de um rio e tivemos que atravessar andando. Na foto Bi tentando se equilibrar nas pedras do leito do rio com sua maquina e seu tenis.

E ai depois do frescor nos pés subimos essa ladeira – sim…eu subi, andando, sozinha e toda mocinha…

La em cima tinha um restaurante (bem pebinha) mas com umas redes pra descansar enquanto aguardava a fila andar. O lugar é tão lindo e tão escondido mas tem fila de espera. E esperamos mais de 2 horas.

André e Marilia ja devidamente paramentados… Pra entrar no poço azul é obrigatorio tomar uma ducha antes e usar colete salva vidas.

Esta foto eu tirei pra mostrar o contraste das cores dos coletes com a caatinga braba do local.

E ai descemos por essa ladeirinha de terra e com muito cuidado segurando nas cordas porque é uma descida daquelas que desce sabe? Que se voce vacilar vai parar la embaixo num piscar de olhos.

E chegamos na boca da caverna… Fizeram uma escadinha pra facilitar o acesso.

E fomos nos embrenhando caverna adentro num lugar tao escorregadio que ficava um rapaz la ajudando as mocinhas (nós) a descer.

E la de cima, quando a gente estica a cabeça enxerga aquele pontinho azul la embaixo… e dá um medooooooooo… Teve gente que voltou da metade do caminho (ne Tauana?). Mas eu, corajosa, segui em frente…

E quando olhei pra essa escada e ja tava na metade do caminho juro que não acreditei que eu tava fazendo isto… é uma escada enormeeeeeeeeee

E a medida que vamos descendo e chegando mais perto…olha, não da pra explicar a sensação.  Só indo la pra sentir… pra acreditar que realmente existe.

A luz entra por um buraco no alto da caverna e essa maravilha da natureza só acontece durante alguns meses do ano e em alguns horarios do dia.  Era em torno de 2 da tarde…

Quando a luz bate na agua da um misto de tons de azul, brilhante, lindo… Eu olhava e não acreditava no que via.

Achiles com sua super camera conseguiu uma foto do local da entrada da luz e a depender do angulo que é fotografado fica no formato do mapa do Brasil. Mas para conseguir o formato perfeito só o guia que consegue porque é na ponta de uma pedra e local de dificil acesso. E to contando porque eu vi uma foto que ele tirou para alguem do nosso grupo.

Algumas pedras ao redor da caverna tem essa tonalidade verde e claro que perguntei o motivo da cor. O guia me disse que são micro algas que inicialmente ficam nesta cor…

… e depois de algum tempo elas vao mudando a cor, ficam lilás e depois ficam nessa tonalidade de azul. Lindo…lindo….

Quem entra na agua não pode nadar, não pode bater as pernas e os braços só levemente e é expressamente proibido tirar o colete. Meg ai boiando e essas pedras que parecem estar tão pertinho dela na verdade estavam la no fundão do poço.

Eu fiquei numa plataforma logo acima e o acesso ao poço se dá por essa escadinha. O prazo máximo de permanencia é de 30 minutos.

Saimos de lá completamente maravilhados… Até brincamos que estavamos totalmente purificados. E na subida uma paradinha pra foto e eu espertinha sentei pra descansar…

Se alguem tiver a oportunidade de um dia ir conhecer vale a pena. E durante a semana vou mostrar mais alguns lugares lindos que visitamos.  São lugares escondidos, tive que andar muito mas adorei cada lugarzinho que vi.

André e Meg, obrigada pelo convite e por partilhar conosco esta aventura maravilhosa.