O dia que quase fico careca

MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: Não tente fazer em casa, é extremamente nocivo a beleza!

Bem…Quem ja viu minha fotinha por ai e quem me acompanha, sabe que aquele cabelinho liso e charmoso que me acompanha nas fotos não é de nascimento.

Até falei pra o “dotô” de coluna que me receitou natação todo dia assim: “Dotô, o senhor ta vendo esse cabelo liso e lindo assim e ta pensando que é de nascença? ne não…isso aqui (pegando nos cabelos) é fruto de muita escova e chapinha” (mesmo assim ele insistia na natação e claro que não segui a receita…)

Bem…Entao vamos a história do dia… Podem rir a vontade pq eu que sou a vitima maior ja sorri muito tambem.

Meu cabelo que apelido carinhosamente de “pixaim” sempre me deu muito trabalho. Pra quem tem minha idade, antigamente eram os famosos “bobies” e depois ainda tinha a touquinha básica.

Depois com o advento da revolução logistica lançado especialmente para as não tao bem nascidas de cabelo liso, tem toda uma parafernalia pra te deixar com aquele cabelo de propaganda de shampoo.

E eu como gosto dessas coisas vou experimentando de tudo um pouco. Mas vi que tudo isso o resultado é passageiro e o que faz efeito mesmo é o famoso e bom (?) relaxamento a base de amônia.

A questão é a seguinte: Eu (não sei se existem mais pessoas que pensam como eu), então euzinha sou chatinha com salao. Primeiro porque é um parto achar um salão que faça tudo nos meus conformes. Entao quando acho, me instalo la por 3, 4 e ja cheguei a ficar 10 anos no mesmo salão.

Acontece queridas amigas que ninguem merece ficar 3 anos indo toda semana no mesmo salão… E ai as cabelereiras e cia ltda acho que comecam a enjoar da minha cara e meu cabelo nao é mais tao bem cortado, nem tao bem escovado. E o relaxamento entao? é um cai cai sem fim.

Por essas e outras tem 2 anos que resolvi abolir salao. (segunda vez na minha vida que tomei essa decisão). Entao eu mesma sou minha cabelereira. Corto, pinto, escovo, e coisa e tal… E se tiver experiencia nova pra fazer eu faço…

Cortar é tranquilo…uso fio reto, entao corto a frente e peço a Bi pra aparar atras. Escova e chapinha tiro de letra. Pintar? essa parte eh chata pois como todo cabelo ruim que se preze, ele nasce muito rapido e quando os brancos comecam eles vem de uma forma inacreditavel de tao rapido…tanto em quantidade como em crescimento.

Agora o relaxamento, bem, como tudo na vida tem dia que a coisa desanda… E chegou o meu dia… Que foi ontem.

E tenho datas certas pra fazer isso: DE 3 em 3 meses sendo que algumas datas precisam ser certinhas, tipo: meu niver (em junho) e dezembro (festas de final de ano). Porque nao vou fazer aniversario de cabelo ruim e muito menos virar o ano neh?

Entao para que eu esteja liberada pra dezembro eu deveria fazer no meio de setembro, so que domingo é niver de 50 anos de Bi e eu resolvi fazer uma festinha pra comemorar. E nao ia ter a casa cheia de convidados de cabelo ruim. Como ia poder ficar metidinha no meio da festa? Ia balancar a cabeça e o cabelo nem ia mexer… Nao…definitivamente nao ia combinar festa com cabelo sem sacudir.

E pra voces entenderem, meu cabelo cresce tao rapido que eu teria que retocar a raiz toda semana, mas faco de 15 em 15 dias e so na frente. 2 ou 3 vezes no ano pinto ele todo. E muita tinta realmente nao combina com relaxamento (e eu tenho consciencia disso)

Gente, entendam uma coisa: Eu resolvi fazer a festa sexta agora, dia 29, e semana passada eu tinha pintado meu cabelo. E claro que nem lembrei desse detalhe e ontem corri pra relaxar o cabelo pra no dia da festa ele ficar com aspecto mais natural.

Relaxei, lavei muito, neutralizei, hidratei, tudo como manda o figurino cabelisticamente falando… (e nem lembrava que tinha pintado.) Fiquei por aqui fazendo hora, esperando sair o excesso de agua pra depois dar um trato nele (leia-se escovar e chapinhar)… E me desloco feliz, a 1 da manhã, para fazer isso e acordar bonita no outro dia.

E começo a pentear o cabelo e ele a cair os montes….troco de pente e ele continua caindo, pego uma escova pra cabelo molhado e ele caindo…

Soltei tudo e resolvi pegar no cabelo, fazer um carinho, perguntar o que ele tava sentindo e ai: Saiam os bolos na minha mao.

E ai, ia fazer o que? me desesperar? perder o sono? chorar? nada disso, prendi ele mais ou menos e fui dormir sabendo que com ele preso nao ia acordar tao feiosa no outro dia. (e ele preso era mais dificil dele fugir enquanto eu dormia).

Hoje acordei e nem mexi (acho que falta de coragem). Mas a semana é de saidas  neh…providenciar coisas pra festa e algo tinha que ser feito. Depois do expediente normal de trabalho fui la e meti escova nele…chapinha…ele caindo e eu fazendo, porque uma coisa é certa: Fico careca, mas feia e de cabelo ruim….Jamais!!!!!

E agora as fotos explicativas:

cabelo1Nessa foto parece tudo certinho neh? cabelinho bem cortado (por eu e Bi)…com aparencia de quase liso.

cabelo2Nessa foto se vc ampliarem notarão duas coisas: 1. a raiz com 8 dias de retocada ja com monte de fio branco. E a outra seta é um dos buracos do cai cai…. Essa parte nao sei como vou cobrir sempre. Talvez uma presilha no “cucurute” da cabeça resolva o problema….rs.. E se ampliarem vao ver que mesmo assim tem zilhoes de fios quebradoes…. (e eu que me orgulhava de cabelo ruim porem com fios inteiros)

cabelo3Nessa aqui o problema maior. Minha franja aconteceu o seguinte: Caiu pouco no meio e totalmente de cada lado. Entao vou ter que passar cola na testa pra segurar ela. Embaixo da franja caiu…e nas laterais completamente. A sorte é que tenho muito cabelo e so tinha retocado a raiz…então da pra puxar de um lado, puxar do outro, jogar pra frente e esperar crescer.

E uma coisa é certa: Daqui a 3 meses tem de novo…. e vou fazer sem medo de ser feliz.