A burocracia de um documento de identidade

Oi gente…

Se tu gosta de novela senta e prepara porque o assunto vai ser longo. Se não gosta de novela volta outro dia…rs

Tudo começou quando pagamos o IPVA e licenciamento do carro (que diga-se se passagem é um imposto caríssimo). Não recebemos o documento porque o carro precisava de vistoria. Então fomos pegar o tal documento no SAC. O do nosso carro e o do carro de Isa.
Chegando lá, no SAC do Shopping Paralela, a atendente de nome Mariana foi até educada, explicando que o atendimento é por hora marcada mas que iria falar com a supervisora de nome Kátia para ver se tinha possibilidade de nos atender. Bem, depois de uma longa espera, ela informou que não podia nos entregar o documento porque no meu RG minha foto não estava atualizada. Que o Detran exigia um documento com menos de 10 anos mas que isso não seria a dificuldade.

identidade-frenteA foto do meu RG está assim. E não tem nenhum sinal de violação. Está em perfeito estado.
E quero fazer uma pequena observação sobre isso. Se eu fico careca tenho que tirar um RG, o cabelo cresce tenho que tirar outro RG, depois mudo a cor do cabelo e tenho que tirar outro RG? É isso Detran?

Bem, não ia adiantar eu questionar, chegamos em casa e fui no SAC perto daqui de casa que segundo fui informada nem é SAC (embora tenha esse nome na porta). É um posto de atendimento ao cidadão. E lá não tirei porque o documento de Bi, na data no final o A de Araras estava meio ilegível.

Chegamos em casa já chateados com tanta burocracia. No caso do documento de Bi, tem o nome Araras em 300 lugares na certidao. Mas eles questionaram o ultimo araras onde a certidao rasgou na dobra. Bem….vamos então agendar um horário no SAC que é SAC para tirar o tal documento.

E enfim chegou o dia e fomos para o SAC do Shopping Salvador. Eles pedem para chegar 15 minutos antes do horário marcado. Chegamos 30 minutos antes mas tivemos que esperar que faltasse 15 minutos para que ela pudesse dar a senha.  Achiles foi chamado primeiro e logo depois eu fui chamada.

certidao

Entreguei a certidão de casamento com averbação do meu divorcio e o meu documento atual de identidade. O moço passou o dedo nesse selinho colorido ai e falou: Preciso da original.
Eu disse: moço, essa é a original.
Bem, nao era a original, eu devo ter entregue o original em algum lugar e fiquei com essa achando que era. Mas mostrei pra ele que os dados que constam na certidão são os mesmos que constam na identidade.

identidade-verso

E falei: moço, olhe aqui, Livro B11, Folha 205, Registro 003647 igualzinho como ta na certidão.
Nesse momento fiquei pasma com a resposta dele:
Nós não aceitamos documento de identidade como comprovação.

PAREM….PAREM….PAREM O MUNDO.
O tal orgão, emite um documento e de certa forma todo mundo é obrigado a aceitar este documento, chamado de carteira de identidade como documento comprobatório de que a pessoa é a pessoa. Mas eles não aceitam. O mesmo documento que eles emitem como documento principal de “prova” não é aceito por eles.

Questionei isso mas o rapazinho com cara de descaso falou que não podia e pronto.

Quem me conhece sabe o quanto eu sou uma pessoa controlada. Mas nesse momento eu comecei a chorar de forma descontrolada e não tinha jeito para eu parar. Eu não me conformava e não me conformo com isso. Eu estava com todos os meus documentos, intactos, bem conservados mas eles só aceitam certidão de nascimento ou certidão de casamento.

E eu chorava, chorava, chorava…. e ai chegou a coordenadora, pediu para eu sair do box de atendimento e me levou pra sala de espera. E eu chorando…  E ela falando monte de blá blá blá tentando se justificar e eu chorando…
Eu chorava de raiva, de indignação, de vontade de quebrar aquele SAC todo (mas não podia senão eu poderia ser presa) chorava com vontade de mandar todo mundo praquele lugar (mas não mandei).

Eu entendo que exigir documentos é necessário. E eu acho que um pouco de boa vontade em checar meus documentos seria importante. Até porque o raio do RG não é entregue na hora. A documentação vai pro Instituto de Identificação e só depois de 10/15 dias que ele é entregue. E como eles tiram de novo as impressões digitais, e como eles já tem la esse mesmo documento meu que entreguei quando tirei essa identidade, e como na identidade consta todos os dados da minha certidão…POR QUE RAIOS O POVO GOSTA DE COMPLICAR?

E olhem não to falando de chegar com documentos incompletos ou irregulares. Isto é outra história. Mas estou falando que bandidos conseguem tirar assim, num piscar de olhos.

Num determinado momento, (eu chorando) a mulher vira pra Achiles e diz:
– Como é o nome dela?
E Achiles responde: Margaret
E a mulher fala: Mas não é a margaret do artesanato é?
Eu – ainda chorando – tirei meu cartão da bolsa, entreguei pra ela e falei:
– Sou eu mesma… (e ate pensei…ufa…ela me conhece, sabe de toda minha história, sabe que sou uma pessoa honesta.)

Mas que nada, ser honesta não adianta nada.

E depois que fiquei um tempão la sentada chorando…chorando…chorando… (porque já que eu nao controlava o choro era melhor chorar sentada do que andando pelo shopping)

Conclusão: Não tirei o RG e não vou mais tirar. Pode ser que algum dia eu mude de idéia, mas no momento, tudo que quero na minha vida é ficar dentro de minha casa e não sair pra nenhum lugar que precise de uma identidade para comprovar que eu sou eu.
A certidão original? Só no cartorio de Feira de Santana (cidade do interior) e eu também não vou la buscar.

E se quiser me irritar de verdade fale a palavra: IDENTIDADE. uahauahauahauahauau

Cabô novela…